Notícia
25 novembro 2021

IPST apela à dádiva nos meses de dezembro e janeiro

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apelou à dádiva de sangue, sobretudo nos meses de dezembro e janeiro, de modo a evitar o impacto de exigências da pandemia como os isolamentos profiláticos.


De acordo com declarações da Presidente do IPST, Maria Antónia Escoval Martins, as reservas estão com níveis «normais para esta altura do ano», mas lembrou que «é importante que todos os que possam deem sangue nos meses de dezembro e janeiro», aqueles em que é mais necessário «reforçar a dádiva».


A responsável refere que «tradicionalmente, já temos as infeções respiratórias e, este ano, há também as infeções Covid e os isolamentos profiláticos. Há muitas pessoas em isolamento profilático e há um período de suspensão para quem tem infeções respiratórias e para quem tem infeções Covid».


De acordo com a dirigente, as reservas no IPST estão entre cinco a 43 dias e, a nível nacional, contando com os hospitais, situam-se entre 16 a 59 dias. «São valores habituais para esta época do ano, mas os meses de dezembro e janeiro são sempre aqueles em que necessitamos mais de reforçar a dádiva», explicou.


A Presidente do IPST considerou que este ano foi «particularmente bom para a dádiva de sangue», sublinhando que até final de novembro, só no IPST (representa 60% das colheitas), havia mais 8,5% de dádivas, mas lembrando que há igualmente «mais 7,5% de distribuição de componentes sanguíneos do que em 2020».


A responsável explicou que o IPST enviou esta semana às federações e associações de dadores de sangue «uma mensagem para, preventivamente, se fazer um contacto de proximidade com todos os dadores para reforçar dádiva».


Para promover a dádiva nos meses de dezembro e janeiro, foram igualmente contactados os outros serviços de sangue, as universidades, as associações de estudantes, as federações universitárias, as juntas de freguesia e os clubes desportivos.



Para saber mais, consulte: https://ipst.pt/



notícia retirada de sns.gov.pt

IPST apela à dádiva nos meses de dezembro e janeiro